segunda-feira, 6 de abril de 2009

Temas Locais: Bullying


O Bullying

O bullying (expressão da língua inglesa) tem conotação de violência moral. Consiste na prática da ridicularização dos colegas, através de apelidos, humilhações, taxações, ameaças, intimidação, roubo e agressão física e moral. Este terrível ato se dá principalmente em salas de aula.
Nas aulas de Educação Física, acontecem diante das peculiaridades físicas de cada um, e da falta de habilidades. As conseqüências são várias, ocasionando principalmente a exclusão das vítimas. Em casos mais extremos, o bullying pode adquirir dimensões trágicas (como por exemplo, o suicídio).
Para um ambiente saudável na escola, é fundamental a inibição do bullying. Tal inibição se da através de: conversas em sala de aula; esclarecimento sobre o que é bullying; não tolerar a sua prática; criar regras de disciplina para uma conduta escolar mais amigável; identificar e interferir nos grupos para uma quebra na dinâmica do bullying, e assim sucessivamente.
Sabendo que a prática do bullying contribui para o mal rendimento escolar, e que pode criar marcas na vida do aluno/vítima, devemos inibir esta prática dentro de nossas salas de aula, de forma que não sejamos tolerantes com este comportamento absurdo, e para a criação social humana destes jovens.
-
A partir da leitura do texto “Como lidar com ‘brincadeiras’ que machucam a alma” – de Meire Cavalcante da Revista Nova Escola – Dez/2004, surgiu um debate, com questões a serem respondidas como:
- De que forma essas “brincadeiras” acontecem nas aulas de Educação Física?
Acontecem durante a recreação, prática de atividades físicas e esportes. Geralmente o bullying nas aulas de Educação Física, esta ligado a falta de habilidades e ou aptidão física, obesidade e estatura. Ocasionam a exclusão de alunos/vítimas da disciplina.
- Como lidar com essas situações nas aulas?
Conversando com os alunos, com o intuito de acabar com esta terrível prática; identificar os autores, e explicar-lhes o que é o bullying e as suas conseqüências; e estimular a denuncia dos casos que infelizmente acontecem.
- Como você agiria se esse comportamento se tornasse freqüente em suas aulas?
A partir de uma conversa clara com todos os alunos, procurar a extinção destes acontecimentos. Diante da persistência dos fatos, retirar os autores de sala de aula e requisitar que elaborassem um trabalho sobre o assunto (bullying). Deixar estes alunos assistindo as aulas, enquanto os outros se divertem, até que se crie uma consciência e conseqüentemente a extinção do bullying. E então reintegrar os alunos ao resto do grupo.
-
Este tópico está relacionado à questão norteadora número 2 (Como abordar, na prática, os temas transversais na Educação Física Escolar?), publicado anteriormente, e é um complemento ao texto sobre Violência que está incluído nos Temas Locais.
-
Para mais informações:
-
Acadêmicos: Vinícius Pugliero e Rodrigo Leonel

3 comentários:

  1. Este texto foi elaborado para a disciplina de Seminário em Educação Física, a pedido da Profª Luciana Palma.
    Como está relacionado aos Temas Locais (violência), achamos de grande relevância.

    ResponderExcluir
  2. Eu estou de pleno acordo e assino em baixo desta campanha contra o bullying, e espero que de tudo certo e isso acabe de uma vez.

    ResponderExcluir
  3. gostaria de saber como o bullying geralmente acontece durante as aulas de educação física?

    ResponderExcluir