quarta-feira, 8 de abril de 2009

Trabalho e Consumo

Como a Educação Física aborda os Temas Transversais?
Em geral, não é complicado abordar os Temas Transversais em Educação Física. Alguns deles acabam surgindo naturalmente. Por exemplo: em Trabalho e Consumo, o professor pode abrir a discussão sobre até que ponto os produtos esportivos, dos tênis às vitaminas, são imprescindíveis para a prática esportiva.
Existe um modelo de tênis que ajuda a evitar contusões?
Uma raquete de tênis sofisticada é necessária para começar a jogar ou uma raquete improvisada serve para esse fim?
O professor pode levar os alunos a refletir sobre a escassez de espaços públicos para a prática de esportes na cidade. Por que predominam os clubes e as associações particulares?
A inclusão de deficientes físicos na prática esportiva pode servir de base para um debate sobre Ética e Pluralidade Cultural.
Ao abordar Meio Ambiente, a Educação Física deve se preocupar em questionar a prática dos chamados esportes radicais de que os adolescentes tanto gostam, avaliando o impacto de certas práticas sobre o ambiente. A questão da Orientação Sexual em Educação Física parte do conhecimento do sexo oposto. É um trabalho de aproximação entre os sexos, que dá acesso à cultura corporal do outro. O adolescente deve ser levado a entender que o corpo feminino e o masculino se movimentam e se comportam de maneiras diferentes. Em uma partida de basquete masculino, por exemplo, o que mais conta é a potência; no feminino, é a habilidade.

Acadêmico: Luana Tessis e Jaderson

5 comentários:

  1. Olá,
    Quem são os acadêmicos que postaram este texto?
    Profa. Marli

    ResponderExcluir
  2. Olá,adorei o texto.Gostaria de saber como posso trabalhar o tema Trabalho e Consumo em uma aula prática de Educação física? podem me ajudar?, desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  3. ACHEI QUE ESTE ARTIGO FICOU MUITO VAGO EM RELAÇAO AO CONSUMO

    ResponderExcluir
  4. Bem, já que no final colocaram Luana Tessis e Jaderson, conclui-se que foram eles que escreveram esse texto.

    ResponderExcluir