Os Temas Locais remetem às questões particulares de cada região ou grupo específico, são reflexões sobre as características destes locais, modos de vida, costumes e relações sociais. Como parte deste projeto, vamos agora para a próxima etapa que é a de como abordar, na prática, os temas transversais na Educação Física Escolar.
Inicialmente vamos falar sobre a violência, assunto muito debatido atualmente, de grande relevância, e que atormenta a sociedade e o âmbito escolar.
A seguir viram algumas manchetes relacionadas à violência, escola, educação e sociedade:
Diário Gaúcho - POA, 04 de abril de 2009. Edição nº 2802
“Professora vai para o HPS após agressão”
http://www.clicrbs.com.br/jornais/diariogaucho/jsp/default2.jsp?uf=1&local=1&source=a2450900.xml&channel=65&tipo=1
Zero Hora – POA, 24/03/2009 – plantão: 07h01min
“Mais um capítulo da violência escolar: Aluna de 15 anos de colégio na Capital agride professora, que sofreu traumatismo”
http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default.jsp?uf=1&local=1&newsID=a2451139.htm
Diário Gaúcho - POA, 04 de abril de 2009. Edição nº 2802
“Pesquisa revela violência
Metade dos educadores ouvidos em dez escolas estaduais admitem a existência de agressões verbais e físicas, como aconteceu no colégio Bahia.A violência envolvendo uma adolescente e uma professora da Escola Estadual Bahia, na Capital, revela um drama cada vez mais freqüente em colégios públicos do Estado: a resolução de conflitos entre educadores e alunos por meio de impropérios, socos e pontapés.Uma pesquisa ainda não concluída, feita com 123 professores de dez escolas estaduais das regiões de Porto Alegre e Santa Maria, aponta que mais de 50% dos educadores ouvidos afirmaram que existe violência física ou verbal nas escolas.”
http://www.clicrbs.com.br/jornais/diariogaucho/jsp/default2.jsp?uf=1&local=1&source=a2452328.xml&channel=65&tipo=1
Vamos usar como tópico para as aulas a violência escolar. Para isto vamos trabalhar junto com a violência no esporte e no envolto esportivo, como a violência nos estádios de futebol, a fim de trazer o tema mais perto da Educação Física, para isto vamos ver algumas manchetes da violência nos estádios e arredores:
Zero Hora – POA, 09/02/2009 – plantão: 00h17minGrenal:
“Briga entre torcedores fere duas pessoas em Capão da Canoa”
http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default.jsp?uf=1&local=1&newsID=a2398523.xml&channel=13&tipo=1§ion=Geral
blog – Wianey Carlet – clic rbs: Quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009
“Governo quer atacar hoolingans brasileiros”
http://www.clicrbs.com.br/blog/jsp/default.jsp?source=DYNAMIC,blog.BlogDataServer,getBlog&pg=1&template=3948.dwt§ion=Blogs&tipo=1&coldir=1&uf=1&local=1&blog=217&post=154141&site=1001
Zero Hora – POA, 08/02/2009 – plantão: 22h50mimGrenal:
"Escutei o Roth mandar o Léo bater em mim", diz Taison.
http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default.jsp?uf=1&local=1&newsID=a2398393.xml&channel=13&tipo=1§ion=Geral
Após leitura prévia destas e de outras reportagens, devemos debater em sala de aula com nossos alunos a questão da violência de maneira ampla, e conduzir para que seja relatada a questão da violência local, a que acontece em nossa região, cidade, bairro e escola.
A violência em sala de aula é cada vez mais freqüente nos noticiários e periódicos, devemos debater isto com professores, alunos e comunidade a fim de acabar com esta barbárie.
Temas como a violência relacionada à rivalidade da dupla Grenal devem estar presentes no cotidiano de alguns alunos, seja violência verbal, gestual ou até mesmo física.
Mais perto do esporte e da educação física é a violência dentro do esporte como as jogadas desleais e as brigas generalizadas.
Sugerimos que seja debatido em aula todo esse conglomerado de “manchetes” e tópicos relacionados a violência, e que na seqüência se proponha uma parte prática.
Já que o futebol já é “patrimônio” cultural do nosso povo, esporte mais visado midiaticamente, e mais adorado e praticado entre crianças e adolescentes, propomos um jogo onde:
- A participação pode ser mista, com ambos os gêneros;
- As diferenças entre gremistas e colorados devem ser esquecidas, pois esta atividade será muito mais uma recreação que um jogo propriamente dito;
- A temática do jogo é proporcionar iguais condições a todos, portanto sugerimos a criação de regras a fim de incluir todos os alunos no jogo;
- A violência, as jogadas duras e disputadas serão banidas, pois o objetivo maior é a diversão e a pratica de atividade física.
Após esta atividade recomenda-se uma avaliação coletiva dos momentos da aula. Os conhecimentos construídos devem possibilitar a análise crítica dos valores sociais, como conduta, comportamento, violência, competição exacerbada, que se tornaram dominantes na sociedade, e o seu papel como instrumento de exclusão e discriminação social.
Como complemento desde tópico, recomendamos ainda a leitura do texto "Prevenção da Violência entre os Jovens", que se encontra no site da UNESCO Brasil no link abaixo:
http://www.brasilia.unesco.org/unesco/organizacaoBrasil/estrategiaUBO/objetivosestratTT/prevenviolenciajovens
Somos todos professores e acima de tudo devemos formar cidadãos íntegros e com capacidade de discernimento entre o correto e o impróprio, para que os mesmo consigam se inserir na sociedade de maneira promissora.
Acadêmicos: Vinícius Pugliero e Rodrigo Leonel
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