segunda-feira, 6 de abril de 2009

Temas Locais: violência

Temas Locais - Como abordar na prática os temas transversais na Educação Física Escolar?

Os Temas Locais remetem às questões particulares de cada região ou grupo específico, são reflexões sobre as características destes locais, modos de vida, costumes e relações sociais. Como parte deste projeto, vamos agora para a próxima etapa que é a de como abordar, na prática, os temas transversais na Educação Física Escolar.
Para melhor abordar os temas locais, resolvemos aborar um tópico por vez, entre eles podemos dar como exemplo a violência, o transito, entre outros.
Inicialmente vamos falar sobre a violência, assunto muito debatido atualmente, de grande relevância, e que atormenta a sociedade e o âmbito escolar.

A seguir viram algumas manchetes relacionadas à violência, escola, educação e sociedade:

Diário Gaúcho - POA, 04 de abril de 2009. Edição nº 2802
Professora vai para o HPS após agressão
http://www.clicrbs.com.br/jornais/diariogaucho/jsp/default2.jsp?uf=1&local=1&source=a2450900.xml&channel=65&tipo=1

Zero Hora – POA, 24/03/2009 – plantão: 07h01min
Mais um capítulo da violência escolar: Aluna de 15 anos de colégio na Capital agride professora, que sofreu traumatismo
http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default.jsp?uf=1&local=1&newsID=a2451139.htm

Diário Gaúcho - POA, 04 de abril de 2009. Edição nº 2802
Pesquisa revela violência
Metade dos educadores ouvidos em dez escolas estaduais admitem a existência de agressões verbais e físicas, como aconteceu no colégio Bahia.A violência envolvendo uma adolescente e uma professora da Escola Estadual Bahia, na Capital, revela um drama cada vez mais freqüente em colégios públicos do Estado: a resolução de conflitos entre educadores e alunos por meio de impropérios, socos e pontapés.Uma pesquisa ainda não concluída, feita com 123 professores de dez escolas estaduais das regiões de Porto Alegre e Santa Maria, aponta que mais de 50% dos educadores ouvidos afirmaram que existe violência física ou verbal nas escolas.”
http://www.clicrbs.com.br/jornais/diariogaucho/jsp/default2.jsp?uf=1&local=1&source=a2452328.xml&channel=65&tipo=1

Vamos usar como tópico para as aulas a violência escolar. Para isto vamos trabalhar junto com a violência no esporte e no envolto esportivo, como a violência nos estádios de futebol, a fim de trazer o tema mais perto da Educação Física, para isto vamos ver algumas manchetes da violência nos estádios e arredores:

Zero Hora – POA, 09/02/2009 – plantão: 00h17minGrenal:
Briga entre torcedores fere duas pessoas em Capão da Canoa
http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default.jsp?uf=1&local=1&newsID=a2398523.xml&channel=13&tipo=1&section=Geral

blog – Wianey Carlet – clic rbs: Quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009
Governo quer atacar hoolingans brasileiros”
http://www.clicrbs.com.br/blog/jsp/default.jsp?source=DYNAMIC,blog.BlogDataServer,getBlog&pg=1&template=3948.dwt&section=Blogs&tipo=1&coldir=1&uf=1&local=1&blog=217&post=154141&site=1001

Zero Hora – POA, 08/02/2009 – plantão: 22h50mimGrenal:
"Escutei o Roth mandar o Léo bater em mim", diz Taison.
http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default.jsp?uf=1&local=1&newsID=a2398393.xml&channel=13&tipo=1&section=Geral

Após leitura prévia destas e de outras reportagens, devemos debater em sala de aula com nossos alunos a questão da violência de maneira ampla, e conduzir para que seja relatada a questão da violência local, a que acontece em nossa região, cidade, bairro e escola.

A violência em sala de aula é cada vez mais freqüente nos noticiários e periódicos, devemos debater isto com professores, alunos e comunidade a fim de acabar com esta barbárie.

Temas como a violência relacionada à rivalidade da dupla Grenal devem estar presentes no cotidiano de alguns alunos, seja violência verbal, gestual ou até mesmo física.

Mais perto do esporte e da educação física é a violência dentro do esporte como as jogadas desleais e as brigas generalizadas.

Sugerimos que seja debatido em aula todo esse conglomerado de “manchetes” e tópicos relacionados a violência, e que na seqüência se proponha uma parte prática.

Já que o futebol já é “patrimônio” cultural do nosso povo, esporte mais visado midiaticamente, e mais adorado e praticado entre crianças e adolescentes, propomos um jogo onde:

- A participação pode ser mista, com ambos os gêneros;

- As diferenças entre gremistas e colorados devem ser esquecidas, pois esta atividade será muito mais uma recreação que um jogo propriamente dito;

- A temática do jogo é proporcionar iguais condições a todos, portanto sugerimos a criação de regras a fim de incluir todos os alunos no jogo;

- A violência, as jogadas duras e disputadas serão banidas, pois o objetivo maior é a diversão e a pratica de atividade física.

Após esta atividade recomenda-se uma avaliação coletiva dos momentos da aula. Os conhecimentos construídos devem possibilitar a análise crítica dos valores sociais, como conduta, comportamento, violência, competição exacerbada, que se tornaram dominantes na sociedade, e o seu papel como instrumento de exclusão e discriminação social.

Como complemento desde tópico, recomendamos ainda a leitura do texto "Prevenção da Violência entre os Jovens", que se encontra no site da UNESCO Brasil no link abaixo:
http://www.brasilia.unesco.org/unesco/organizacaoBrasil/estrategiaUBO/objetivosestratTT/prevenviolenciajovens

Somos todos professores e acima de tudo devemos formar cidadãos íntegros e com capacidade de discernimento entre o correto e o impróprio, para que os mesmo consigam se inserir na sociedade de maneira promissora.

Acadêmicos: Vinícius Pugliero e Rodrigo Leonel

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