quarta-feira, 22 de abril de 2009

Ética

Em que situações pedagógicas os Temas Transversais potencializam interações criando novos espaços de aprendizagem nas aulas de Educação Física Escolar?

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1998b) buscar o desenvolvimento de uma educação voltada para a cidadania, requer a apresentação de questões sociais que efetivamente contribuam para a aprendizagem e reflexão dos alunos, possibilitando-lhes uma visão ampla e consistente da realidade da qual fazem parte, além de proporcionar o desenvolvimento da capacidade de posicionar se diante das questões que interferem na vida coletiva.
Justifica-se a escolha da ética, pelo fato de possuir uma relevância muito grande na sociedade e no contexto escolar, por fazer parte da realidade dos professores e, principalmente, por causa das dificuldades que se apresentam ao lidar com este tema.
De acordo com o objetivo desta pesquisa, buscamos apresentar ao grupo de professores colaboradores a possibilidade de tratar da ética como um conteúdo das aulas de Educação Física, pois acreditávamos que os professores já faziam discussões sobre ética nas aulas, mas só quando conflitos surgiam ou outras situações que proporcionavam uma conversa ou discussão sobre o tema e a intenção do trabalho era de que eles passassem a trabalhar intencionalmente com a ética nas aulas, incluindo-a como conteúdo no planejamento da disciplina.
A respeito da relação entre jogos e ética, os PCNs (BRASIL, 1997b) indicam que a Educação Física por se tratar de uma disciplina na qual as atividades motoras realizadas expõem de forma clara as competências e dificuldades dos alunos, requer muito cuidado para que os fracassos experimentados não se transformem em motivo de humilhação e desprezo. Ainda mais se for considerado que vivemos em uma sociedade na qual as competências físicas e a beleza corporal são extremamente valorizadas.
Neste contexto, os jogos representam excelentes oportunidades para a experiência de valores como, por exemplo, o respeito mútuo, a solidariedade, a justiça e o diálogo, princípios que são propostos pelo documento em relação ao tema transversal ética, como básicos para convivência democrática e a partir dos quais procedimentos concretos podem ser cultivados e exercidos nas práticas da cultura corporal. Promover jogos nos quais os alunos possam combinar ou modificar as regras de comum acordo pode ser uma excelente experiência para o diálogo, a cooperação obtida propicia o estabelecimento e cumprimento de contratos, e é onde os alunos aprendem a honrar a palavra empenhada e constituem relações de reciprocidade, pois a trapaça em relação a qualquer uma delas neste caso implicará principalmente na quebra de um acordo e no desrespeito aos colegas. O professor pode estimular também a construção de jogos e brincadeiras, nos quais as regras sejam estabelecidas por meio democrático através do diálogo.
O respeito mútuo pode também ser exercido no jogo, na interação com os adversários por meio de uma participação leal e não violenta. Além disso, pode proporcionar atitudes de solidariedade e dignidade frente ao adversário, por exemplo, em momentos nos quais a equipe vencedora possui atitudes de não provocar e não humilhar, e a equipe que perdeu consegue reconhecer a vitória dos outros sem sentir-se humilhada. A capacidade do julgamento de justiça pode ser desenvolvida nas vivências de confronto com o resultado dos jogos e das decisões do árbitro. O respeito às regras torna-se necessário para que o jogo seja “limpo”, qualquer infração resulta em um ato de injustiça contra a equipe adversária e o contrato estabelecido por meio das regras. Nos jogos que privilegiam o trabalho em equipe a solidariedade e a cooperação podem ser exercidas e valorizadas.
Os jogos possibilitam ainda a discussão de valores éticos relacionados a outros elementos. Em relação aos meios de comunicação, debates e discussões podem ser incentivados, especialmente em relação aos jogos de futebol transmitidos pela televisão, nos quais se assistem atitudes incompatíveis com o respeito mútuo, como faltas violentas e desleais, tentativas de se enganar o juiz, lances ilegais, gols cometidos de maneiras irregulares.
De acordo com os PCNs (BRASIL, 1997b) o caráter abstrato dos valores fazem com que a ética seja um eterno pensar, refletir e construir. À escola cabe educar os alunos para que tomem parte nessa construção, para que possam se tornar livres e autônomos para pensarem e julgarem.
Importante para esta pesquisa foi à constatação de que os professores de alguma maneira continuaram refletindo sobre a ética e procurando, à sua maneira, lidar com questões relacionadas ao tema.

O artigo completo você encontra na página:
http://cecemca.rc.unesp.br/ojs/index.php/motriz/article/viewFile/575/738

Acadêmicos: Luciano Antonelli Becker e Luiz Fernando Zanoello

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