domingo, 26 de abril de 2009

Saúde e Orientação Sexual


Questão norteadora 4
O que e como tem sido abordados os Temas Transversais nas aulas de Educação Física Escolar?


Para responder essa questão norteadora, como os meus colegas utilizo das minhas vivências como professor de educação física na escola e de referências que me guiam na busca de um melhor desenvolvimento do tema Saúde e Educação Sexual.
Faço aqui o meu relato de experiência, e espero que não entendam esse relato como um monólogo, pois acredito que se enquadra na temática que fiquei responsável e que serve também para responder a questão norteadora 4.

Quando realizei o estágio supervisionado II do currículo do curso de Educação Física da Universidade Federal de Santa Maria, pude ter experiências inovadoras e desafiantes, que resultaram em um artigo publicado em uma revista argentina com o título EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL NOTURNO UMA PROPOSTA DIFERENCIADA: OLHARES DE UMA FORMAÇÃO DOCENTE (link segue abaixo), neste artigo relato a oportunidade para o desenvolvimento de uma educação física diferenciada no período noturno, em que algumas escolas têm o ensino fundamental nesse período, devendo assim ter um professor de educação física para ministrar as aulas, por esta disciplina ser componente curricular obrigatório na educação básica, sendo sua prática facultativa ao aluno que cumprir jornada de trabalho igual ou superior a seis horas; que seja maior de trinta anos de idade; que estiver prestando serviço militar inicial ou que, em situação similar, estiver obrigado à prática da Educação Física; sendo amparado pelo Decreto-Lei nº 1.044, de 21 de outubro de 1969 e que tenha prole. Neste contexto desafiador eu acadêmico de educação física como professor/estagiário inexperiente, tive grandes dificuldades no início, pois estava acostumado nos outros estágios a utilizar o pátio da escola, materiais esportivos etc, o que não foi totalmente possível de se utilizar à noite, onde a quadra tampouco tinha iluminação. A única saída era preparar atividades dentro da sala de aula, algo não muito comum na educação física já institucionalizada. Desenvolvi muitas atividades de leitura, que fomentaram debates dentro da sala de aula, utilizando de subtemáticas dos temas transversais (o que não tinha idéia, pensando assim hoje como temática transversal), utilizamos o laboratório de informática para pesquisas, e através das aulas com retroprojetor trabalhei com conteúdos relacionados a anatomia e fisiologia dos sistemas, doenças não-transmissíveis como a diabetes mellitus, obesidade, AVC, infarto agudo do miocárdio, relacionados ao exercício e envelhecimento, devido uma pequena população de alunos com idade superior aos 60 anos, e que me pediam insistentemente que falasse sobre esses temas, já que muitos possuíam alguma doença relacionada, foi necessário estudar, aprofundar-me e conhecer mais sobre esses assuntos, também na semana de combate a dengue montamos folders informativos e distribuímos na comunidade, num projeto amplo da escola.

Realizamos diversas brincadeiras e atividades cooperativas, recreacionais, com jogos variados, onde formulávamos situações problema, em que os alunos deveriam resolvê-las utilizando o pensamento lógico, a criatividade, intuição. Essas importantes experiências fizeram-me olhar a educação física com outros olhos, me desconstrui e me reconstrui dentro de uma oportunidade, que às vezes nós em quanto acadêmicos não temos, pois para alguns professores e acadêmicos é impossível ver uma educação física sem a utilização dos esportes coletivos. Digo que os temas transversais podem ser muito bem desenvolvidos no contexto escolar, na realidade instintivamente desenvolvi os temas transversais sem saber, e foi esse instinto que me proporcionou desenvolver uma aula no mínimo interessante e que chamasse a atenção dos alunos, falhei por vezes, mas aprendi em todas elas.

Abordei dessa forma instintiva os temas transversais, e recursos como as TIC's (tecnologias de informação e comunicação) e acredito que já existam projetos que desenvolvem com efetividade esses conteúdos dentro da escola. Por fim acredito que o ensino fundamental noturno, tema deste trabalho, como toda a educação básica de uma maneira geral é um espaço onde podem ocorrer profundas transformações no modo como vemos a educação física na escola. Porém para que isto aconteça é necessário haver uma formação voltada a essas necessidades, apoiando-se na demanda de professores para o turno da noite e demais turnos, garantindo espaços para que a disciplina seja mais respeitada no meio escolar, utilizando também dos temas transversais e da atualidade para um backup na forma tradicional e institucionalizada como vemos a educação física escolar.


Link para o acessar o artigo




Acadêmico: Jessié Martins Gutierres

2 comentários:

  1. is important to teach young people about sex education does not deny information that is important for future generations it is best to use methods of the area

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