sexta-feira, 8 de maio de 2009

Avaliação do Blog

Avaliação Externa do Blog Educação Física: Mídia e Temas Transversais
Profª Ms. Paula Bianchi

Aspectos importantes:
1) A apresentação inicial do blog, penso que, diferentemente, da professora da disciplina, deve ser sempre a última postagem (a postagem mais recente). Isso “exige” que as postagens mantenham relação uma a outra, mas isso acontece quando os grupos não “fogem do assunto” principal. Mas, reconheço que nem sempre é fácil manter o mesmo foco todo o tempo.
2) De modo geral, o blog está com bastante conteúdo, diversificado, contém muitos pontos para produzir uma reflexão individual e em grupo. Sugiro que o fechamento do trabalho com esta turma, seja, além de uma reflexão da sua parte, uma reflexão de cada aluno sobre os conteúdos do blog – temas transversais.
3) O espaço dos comentários é um espaço importante desta ferramenta e percebo que raramente ele é utilizado. No comentário, cada aluno poderia contribuir individualmente, questionar os grupos, elogiar o texto, trazer alguma informação sobre trabalhos semelhantes, etc. Enfim, nesse espaço o aluno expressa suas impressões sobre o blog e como está sendo para ele realizar aquela experiência.
4) Quanto ao conteúdo das postagens, acredito, assim como tu Marli, que os alunos devem fazer sínteses e até construir novos textos a partir do material que eles coletam na internet, livros, revistas e experiências pessoais. A questão da autoria é importante, mas não apenas no sentido de assinar o nome abaixo do texto colado de outra pessoa, mas porque aquele texto, mensagem, desenho, foi criada-ressignificada pelos alunos. Portanto, pesquisou, leu – reescreveu e postou no blog.
Os alunos precisam falar e reelaborar através da postagem no blog aquilo que apreenderam do conteúdo estudado. Focar na aprendizagem pela crítica e reelaboração dos conteúdos.
5) Os alunos podem produzir mensagens-vídeo também, envolvendo o uso de outras mídias e fazendo com que eles se envolvam mais com a produção dos textos veiculados.
6) Há algumas postagens boas, coerentes com o tema, por exemplo “tema meio-ambiente” e também há aquelas um pouco fora do contexto, que misturam muitas informações e confundem o leitor, como a questão “temas locais”.
7) Já que se trata de uma disciplina, os alunos precisam estar atentos com as datas e com suas tarefas no blog, mas também devemos considerar que o uso do blog é algo recente na educação, por isso, leva algum tempo para que os alunos consigam pesquisar sobre o tema, fazer uma síntese e publicar no blog. Nem falo pela questão do acesso, pois acredito que eles não devam ter dificuldades para isso, mas na questão de ser utilizar (dominar) a ferramenta e, principalmente por que integrar o blog ao processo de ensino-aprendizagem. Nisso que consiste a dificuldade dos alunos, em dar significado ao uso do blog.
8) Nesse sentido, volto a dizer, no caso desta disciplina, o blog precisa ser um espaço para trocas e conversas – um fórum – entre os participantes. Um grupo deve interferir, questionar os outros e assim por diante...

Atenciosamente,
Paula Bianchi,
Abril de 2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário