terça-feira, 19 de maio de 2009

Pluralidade Cultural

O primeiro objetivo de Pluralidade Cultural proposto pelos PCNs, almeja que a criança possa conhecer a diversidade do patrimônio etno-cultural brasileiro tendo atitude respeito para com pessoas e grupos que a compõe (...). (FISCHMANN, 2002)

Pluralidade Cultural- Como abordar na prática os temas transversais na Educação Física Escolar?



Adotar uma postura não preconceituosa e não discriminatória é a chave para atingir os objetivos da pluralidade cultural em Educação Física. Para isso é preciso valorizar, danças, lutas, esportes e jogos que compõe o patrimônio cultural brasileiro, originários das diversas origens étnicas, sociais e regionais.

A prática da Educação Física na escola completa e equilibra o processo educativo, e a inserção das manifestações folclóricas, como a dança, os jogos e brincadeiras, podem ser bem utilizados por essa disciplina (e por outras também) devido ao seu forte teor cultural. Aliando a uma cultura corporal própria que promova uma melhora no desenvolvimento e na aprendizagem dos alunos.
As crianças apreendem o saber popular, a cultura, os códigos da sociedade em que vivem. Os jogos e brincadeiras têm grande potencial educativo quando se pensa no sentido da reflexão sobre a cultura (VAGO apud COSTA, 2006). Os jogos da cultura popular representam à preservação de valores sociais de uma classe, e é através dessas vivências que as crianças aprendem o significado das atividades grupais, experimentam diferentes papeis e adquirem experiências sociais que terão significados para a formação da personalidade (FRIENDMANN, 1996).
A gama de esportes, jogos, lutas, danças, brincadeiras e ginásticas existentes no Brasil é imensa. Cada região, cada cidade, cada escola tem uma realidade e um contexto que possibilita a aprendizagem e o desenvolvimento de atividades variadas. É por meio dessa variedade cultural que os alunos poderão conhecer as qualidades do movimento expressivo, a intensidade, duração, direção, capacidade de construção, autonomia. A história da cultura popular permite que tais atividades possam ser difundidas e trabalhadas pela escola o que acarreta uma série de benefícios a seus participantes.
As atividades folclóricas podem ser empregadas no conteúdo de Educação Física no ambiente escolar, como um recurso auxiliar a fim de desenvolvera auto-estima, a criatividade, a coordenação viso-motora, a linguagem escrita, oral, musical e corporal, resgatando o elo entre o presente e o passado, despertando no aluno o estimulo pelo estudo, desenvolvendo hábitos de brincadeiras, musicas, poemas, versos, dramatizações e enfim, toda a riqueza cultural que se encontra ora adormecida e desconhecida pela nova geração.
Como aponta Souza (S/D) é importante que o educador leia, estude e conheça o folclore, pra que possa despertar no aluno um maior interesse, tornando as aulas e os temas mais atrativos e estimulantes. O resgate da sabedoria popular se faz necessária, pois ajuda a aproximar o aluno da sua própria história, levando-o a conhecer o passado, e entender e valorizar o presente.
Com a cultura popular, o pluralismo cultural, o aluno passa a reconhecer a importância das várias raças, identificando suas influências na vida de cada um.
Faria Junior (1996) afirma que os modelos predominantes na Educação Física Brasileira, juntamente com fatores próprios à estruturação da nossa sociedade, fizeram que os jogos populares passassem a ser negligenciados pela Educação Física e pela escola. Segundo o autor, a forma como a sociedade capitalista se estrutura, gera um contexto de intolerância com o diferente, o que faz com que esses jogos e brincadeira percam seu significado na vida das crianças.

Pode-se concluir que o folclore contribui para o desenvolvimento da criança de várias formas, como na socialização, no resgate da cultura e na melhoria dos aspectos cognitivo, afetivo e motor, e que a inclusão e o incentivo às manifestações folclóricas nas escolas incentivam cada vez mais a educação e a cultura, que são os pilares que constituem o ponto de partida para a formação do individuo.

Fonte:
http://www.efdeportes.com/efd124/a-educacao-fisica-na-escola-e-o-resgate-da-cultura-popular-no-brasil.htm

Acadêmico: Jaderson da Silveira Prochinski

Um comentário:

  1. Estimado Jaderson,
    As fotos que vc utilizou foram tiradas por você? Então deves colocar o crédito (nome da pessoa que as fez) e também colocar uma legenda, especificando o local.

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