segunda-feira, 25 de maio de 2009

Sugestão de Filme para Temas Locais

Estive procurando filmes que pudessem acrescentar algo às nossas aulas, ou apenas que nos inspirasse, foi quando lembrei que já havia visto milhares de filmes “inspiradores” e que precisava de um que tratasse a realidade de uma forma mais crua, mais fidedigna. Então me ocorreu que já havia assistido esse filme. “Cidade do Homens” vou colocar aqui a sinopse do filme: Aos 18 anos, Laranjinha e Acerola estão prestes a ingressar na vida adulta. Questões como filhos, mulheres e emprego, bem como as responsabilidades relacionadas a esses assuntos, permeiam as aventuras dessa dupla de amigos que mora na favela Cidade de Deus, no Rio de Janeiro.

Por que escolhi esse filme e recomendo? É simples.

Quando nos propomos a trabalhar temas locais, devemos buscar fatos que sejam relevantes e que de alguma forma sejam atraentes para os alunos, neste filme vemos vários destes assuntos, sendo tratados por ”adolescentes”, por exemplo: gravidez na adolescência, namoro, emprego, estudos, drogas e etc..

É um filme rico nesse assunto, já que para os jovens possue um diferencial, é ambientado na favela, lugar que meche com o imaginário dos jovens, por estar todos os dias no noticiário.

Eu acredito que o filme é um dos melhores meios de “tocar” os jovens, no sentido que eles prestam muito mais atenção, se identificam muitas vezes com a historia, e que as possibilidades de trabalhar em cima de um filme são muito grandes sem falar que a linguagem do filme é melhor absorvida pelos jovens.

Por isso fica a sugestão.

Cidade dos homens



Resumo: Aos 18 anos, Laranjinha e Acerola estão prestes a ingressar na vida adulta. Questões como filhos, mulheres e emprego, bem como as responsabilidades relacionadas a esses assuntos, permeiam as aventuras dessa dupla de amigos que mora na favela Cidade de Deus, no Rio de Janeiro.



Um comentário:

  1. Bom Dia Vinícius,
    O texto avaliado, escolhido e postado por você blog é de extrema importância, ainda mais porque possibilita ampliar nosso leque de informações e argumentos sobre um problema que é crônica na sociedade, especialmente na escola. Parabéns!
    Profa. Marli Hatje Hammes

    ResponderExcluir