A sala de aula, portanto, é um dos espaços de construção de relações sociais que merecem a atenção cuidadosa do professor. As pessoas que estão nela têm muitas diferenças, no modo de ser mulher e homem, na origem socioeconômica, na etnia, na idade, nas experiências vividas, nos conhecimentos, nos gostos, no que acham bom e mau, nas dificuldades e nas facilidades para alguns temas e matérias e em muitas outras coisas. Com o tempo, os alunos constroem relações entre si e vão definindo papéis uns para os outros. Não é raro que as diferenças sirvam para a construção de estereótipos, imagens caricatas e até mesmo para desavenças públicas. Também não é raro que haja certos grupos impondo um modo de se comportar na sala enquanto outros ficam acuados e inseguros para se expressar. Se os alunos não se sentem seguros para expor suas dúvidas, seus conhecimentos, suas opiniões e seus valores na sala de aula, o resultado é a redução do diálogo e da troca. Com isso, todos acabam sofrendo restrições em suas possibilidades de aprendizagem e de desenvolvimento. Desse modo, fazer com que a sala de aula seja um ambiente tolerante e de respeito à diversidade é fundamental não só para se conseguir um ambiente saudável, mas também para a qualidade do trabalho educacional.
Há muitos outros meios para fortalecer na escola as relações de tolerância e de respeito à diversidade de modos de ser. É fundamental, também, trazer para dentro da escola os diferentes mundos culturais dos alunos para o diálogo e o convívio. Isso pode acontecer em atividades nas diferentes disciplinas como, por exemplo, em Língua Portuguesa, em projetos de construção de livros com as histórias e 'causos' contados pelas famílias ou ainda, em História e Geografia, com os movimentos migratórios da comunidade, entre outros. Além disso, muito debate, espetáculos, exposições artísticas, atividades esportivas e o estreitamento das relações da escola com as organizações da sociedade civil e do poder público podem contribuir para o respeito à pluralidade de pessoas que fazem a escola.
Acadêmico: Jaderson Da Silveira Prochinski
Nenhum comentário:
Postar um comentário