terça-feira, 19 de maio de 2009

Pluralidade Cultural

Em que situações pedagógicas os temas transversais potencializam interações criando novos espaços de aprendizagem nas aulas de Educação Física Escolar?


Efetivamente, nas escolas há conflitos freqüentes e intensos entre o modo como as diretrizes institucionais, professores e alunos entendem os objetos culturais selecionados para serem ensinados, as práticas didáticas consolidadas e a formulação de objetivos para o ensino. Por essa razão, estimular o convívio com a pluralidade cultural na escola não é um meio, apenas, de criar um convívio humanizado e respeitoso, o que já seria extremamente positivo. Mais que isso, esse modo de convívio cria a oportunidade de se levar em conta o modo como alunos interpretam e valorizam a si próprios, o que eles planejam para o futuro, o que gostariam de ser. É, também, a possibilidade de acesso às maneiras como eles interpretam e valorizam as práticas, os objetos, os objetivos didáticos, a formação do espírito crítico e acesso à cultura letrada.



A sala de aula, portanto, é um dos espaços de construção de relações sociais que merecem a atenção cuidadosa do professor. As pessoas que estão nela têm muitas diferenças, no modo de ser mulher e homem, na origem socioeconômica, na etnia, na idade, nas experiências vividas, nos conhecimentos, nos gostos, no que acham bom e mau, nas dificuldades e nas facilidades para alguns temas e matérias e em muitas outras coisas. Com o tempo, os alunos constroem relações entre si e vão definindo papéis uns para os outros. Não é raro que as diferenças sirvam para a construção de estereótipos, imagens caricatas e até mesmo para desavenças públicas. Também não é raro que haja certos grupos impondo um modo de se comportar na sala enquanto outros ficam acuados e inseguros para se expressar. Se os alunos não se sentem seguros para expor suas dúvidas, seus conhecimentos, suas opiniões e seus valores na sala de aula, o resultado é a redução do diálogo e da troca. Com isso, todos acabam sofrendo restrições em suas possibilidades de aprendizagem e de desenvolvimento. Desse modo, fazer com que a sala de aula seja um ambiente tolerante e de respeito à diversidade é fundamental não só para se conseguir um ambiente saudável, mas também para a qualidade do trabalho educacional.
Há muitos outros meios para fortalecer na escola as relações de tolerância e de respeito à diversidade de modos de ser. É fundamental, também, trazer para dentro da escola os diferentes mundos culturais dos alunos para o diálogo e o convívio. Isso pode acontecer em atividades nas diferentes disciplinas como, por exemplo, em Língua Portuguesa, em projetos de construção de livros com as histórias e 'causos' contados pelas famílias ou ainda, em História e Geografia, com os movimentos migratórios da comunidade, entre outros. Além disso, muito debate, espetáculos, exposições artísticas, atividades esportivas e o estreitamento das relações da escola com as organizações da sociedade civil e do poder público podem contribuir para o respeito à pluralidade de pessoas que fazem a escola.

Fonte:
http://www.educarede.org.br/educa/index.cfm?pg=oassuntoe.interna&id_tema=10&id_subtema=1&cd_area_atv=2

Acadêmico: Jaderson Da Silveira Prochinski

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