segunda-feira, 6 de abril de 2009

Ética e Educação Física Escolar: Relações a partir das Mídias


O problema ético está sendo encarado como um modismo, em uma época na qual enfrenta-se uma crise das nossas certezas e esperanças. Ao cair as utopias abre-se um mundo de possibilidades, e a procura por verdades torna-se uma constante.
Uma Educação Física que esteja compromissada com um projeto de transformação da sociedade deve buscar dentre os problemas relacionados à prática pedagógica da Educação Física dois importantes temas: as mídias e a ética. As mídias, porque os meios de comunicação (televisão, jornais, internet etc.), estão cada vez mais presentes no cotidiano, alimentam nosso imaginário e influenciam nossa interpretação do mundo. A televisão, em especial, tematiza e amplia maneiras de se vivenciar o cotidiano, e exerce influência crescente e decisiva na cultura corporal de movimento, no âmbito da qual informa, dita formas, constrói novos significados e modalidades de entretenimento e consumo, com destaque para o caso do esporte. A ética, porque possibilita a reflexão sobre os problemas práticos-morais que freqüentemente surgem nas aulas de Educação Física, e que oferecem momentos preciosos para auxiliar o processo de construção de valores por parte dos alunos.
Este estudo procurou interpretar, à luz das teorias éticas, um produto da mídia televisiva - um desenho animado que, tendo uma competição esportiva como tema, envolve questões morais. Buscou-se contribuir, a partir da Filosofia moral, para a fundamentação teórica necessária à problematização de questões prático-morais nas aulas de Educação Física. A reflexão sobre valores e atitudes são pontos fundamentais para se pensar em qual sociedade estamos vivendo, e em qual queremos viver.
A Educação Física, quando tematiza aspectos da cultura corporal de movimento, endereça seu olhar para valores referentes às vivências corporais que proporciona aos alunos, e deve buscar explicitá-los e problematizá-los, para que possam ser criticados e apropriados pelos mesmos, transformando-se em referências nas suas ações. O tema da ética não pode ser apenas um modismo, precisa estar presente na escola como um exercício de cidadania, para o que se deve fazer um esforço de superação das dicotomias presentes na tradição da filosofia moral, a fim de possibilitar ao aluno momentos imprescindíveis para entender sua condição de “ser-no-mundo”. São apresentadas e discutidas neste estudo algumas resoluções propostas pela filosofia moral aos problemas prático-morais percebidos na narrativa do desenho animado. Conclui-se que o professor de Educação Física deve buscar apoio na filosofia moral, e direcionar a prática pedagógica para um entendimento dos valores relativos à cultura corporal de movimento presentes nas mídias, e propor um debate ético que consiga superar o senso comum.
O artigo completo você encontra na página:
Acadêmicos: Luciano Antonelli Becker e Luiz Fernando Zanoello

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