segunda-feira, 16 de março de 2009

PROFESSOR… AS CRIANÇAS JÁ LIGARAM A TV… E VOCÊ?

Dissertação de Mestrado
Programa de Pós-Graduação em Educação
Universidade Federal de Santa Maria
PROFESSOR… AS CRIANÇAS JÁ LIGARAM A TV… E VOCÊ?
AUTORA: Milene dos Santos Figueiredo
Orientadora: Elisete Medianeira Tomazetti
Data e Local da Defesa: Santa Maria, 16 de maio de 2007


Resumo
Este trabalho, vinculado a Linha de Pesquisa Educação, Política e Cultura do PPGE/UFSM, visa aprofundar a discussão referente à influência da televisão na prática de duas professoras de Educação Infantil, locadas em duas escolas da cidade de Santa Maria, uma de caráter privado e outra de caráter público. Com isso, procurou-se identificar que concepções e quais práticas pedagógicas adotadas pelas professoras, em relação à influência da televisão, presente nas crianças, manifestada através de roupas, brinquedos, materiais escolares, diálogos e percepções, diante dos vários assuntos abordados no cotidiano escolar. Os modelos metodológicos utilizados foram o estudo coletivo de casos e a análise de conteúdos, constituindo um corpus de análise baseado em entrevistas e diários de campo, além de fotografias e desenhos de artefatos, relacionados a programas televisivos das crianças. O referencial teórico buscou resgatar as principais teorias em relação à influência dos veículos de comunicação de massa na sociedade capitalista, passando por Adorno e Horkheimer e a teoria da Indústria Cultural, Guy Debord e a chamada Sociedade do Espetáculo até a teoria dos Estudos Culturais, que visa analisar as principais produções culturais como elementos da sociedade contemporânea. Além disso, buscou-se também percorrer o trabalho de alguns teóricos que problematizaram a idéia de infância, enfatizando Neil Postmann e sua tese sobre o desaparecimento da idéia de infância moderna, até autores de uma corrente mais pósestruturalista, que buscam compreender as novas “culturas infantis”. Identificou-se, após a análise dos dados da pesquisa, que os professores consultados carecem de concepções e práticas pedagógicas críticas em relação à influência da televisão na formação das subjetividades infantis; ou por possuírem concepções instrumentalizadoras em relação à utilização dos meios de comunicação, como foi o caso observado na escola particular, ou por desconhecerem em sua formação inicial e continuadas reflexões que abordem a relevância do papel da escola como mediadora crítica entre televisão e infâncias, como observou-se na escola pública. Percebeu-se ainda o descompasso entre as culturas infantis e as culturas escolares que, em muitos momentos, acaba silenciando as vozes que denunciam os efeitos produzidos nas crianças pelos discursos midiáticos, como padrões de consumo, valores, exemplos de relacionamento entre os indivíduos, etc. Concluiu-se a pesquisa ressaltando a emergência de as instituições educacionais investirem na formação continuada de seus professores, re-avaliando seus objetivos e inserindo em suas reflexões temáticas tão relevantes como a abordada nessa pesquisa, já que se trata da constituição cultural de seus principais representantes: as crianças.
Palavras-chave: Televisão – Docência – Infância(s)

Você pode fazer o download desta dissertação (em versão completa) pelo link: http://w3.ufsm.br/ppge/diss_milene_07.pdf

4 comentários:

  1. Este é o resumo da dissertação de mestrado que eu me referi na última aula. É de autoria da pedagoga Milene Figueiredo que pesquisa sobre educação e mídia.
    No link (no final do texto) vocês podem fazer o download do trabalho completo.

    ResponderExcluir
  2. Richard
    Vini, o blog ficou tri. Agora é só a gente postar os textos sobre nossa temática e dar prosseguimento com a análise dos mesmos. A apresentação está bem feita. Acredito que conseguiremos desenvolver a disciplina de uma maneira diferente e com qualidade. Valeu

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Vinicius, ficou muito bom o blog, gostei de layout da página e cores, e a apresentação ficou bem interessante! Creio que a professora Marli deveria montar uma apresentação inicial, expondo as suas perspectivas sobre o blog, histórico da disciplina etc... e dessa forma anexarmos nossos comentários e matérias ja previamente estudados! Acredito que alcançamos o primeiro objetivo, montar um blog, agora nos falta rechealo de discussões sobre a temática! Valeu, abraço!!

    ResponderExcluir