segunda-feira, 30 de março de 2009

OS TEMAS TRANSVERSAIS NOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS – PCNs.


DCG – Mídia e Temas Transversais – Orientação Profa. Marli Hatje Hammes – CEFD/UFSM – Curso de Educação Física: Licenciatura
Plano de desenvolvimento da disciplina (blog), composto com questões norteadoras a fim de desenvolver os 6 temas (apresentados) no decorrer do semestre.

Questão norteadora 1 – Postagem em 30 de março de 2009.

Educação Física Escolar: o que abordar dos Temas Transversais?

1 A ética trabalha com valores e atitudes presentes na cultura corporal de movimento, além de aspectos morais no cotidiano social. A Ética reflete a preocupação com a constituição de valores de cada aluno, ajudando-o a se posicionar nas relações sociais dentro da escola e da comunidade como um todo. São quatro blocos temáticos principais: respeito mútuo, justiça, diálogo e solidariedade. (PCN). Acadêmicos responsáveis: Luciano Antonelle Becker e Luiz Fernando de Lara Zanuello.

2 A saúde e Orientação Sexual desenvolve hábitos e atitudes de promoção, prevenção e recuperação individual e coletiva. Trata de questões relacionadas ao corpo, seus sentimentos e expressões além, de aspectos motores, biológicos e socioculturais voltados a questões de gênero. Acadêmico responsável: Jessie Martins Gutierres.

3 A pluralidade cultural possibilita um trabalho de construção do conhecimento voltado à cultura popular e a apropriação da diversidade como direito de todos. O desafio é respeitar os diferentes grupos e culturas que compõem o mosaico étnico brasileiro, incentivando o convívio dos diversos grupos e fazer dessa característica um fator de enriquecimento cultural. Acadêmico responsável: Marcel Ercolani Santos

4 O meio ambiente incentiva o aluno a colocar-se de forma crítica diante do mundo e a obter noções básicas sobre o assunto e sobre a conservação do ambiente. O Meio Ambiente não se restringe ao ambiente físico e biológico, mas inclui as relações sociais, econômicas e culturais. O objetivo é propor reflexões que levem o aluno ao enriquecimento cultural, à qualidade de vida e à preocupação com o equilíbrio ambiental. Acadêmicos responsáveis: Mariane Naziazeno Ferreira e Richard Hepp.

5 O trabalho, consumo e cidadania abordam a preparação dos jovens para a sua inserção no mundo do trabalho requer a discussão de temas como consumo, direitos, desemprego, entre outros, ao final do Ensino Fundamental e Ensino Médio. Destacam a influência da mídia no esporte, nas atividades corporais e na vida das pessoas; possibilitam o conhecimento dos mecanismos que convergem ao trabalho. Acadêmico responsável: Luana Annes Tessis.

6 Os Temas locais como tema transversal que aborda questões locais (como o trânsito, por exemplo), tem o objetivo de remeter à reflexão sobre as características de modos de vida e relações sociais. Acadêmicos responsáveis: Vinícius Pugliero e Rodrigo Leonel.

Questão norteadora 2 – Postagem até 06 de abril de 2009;

Como abordar, na prática, os temas transversais na Educação Física Escolar?

Questão norteadora 3 – Postagem resposta até 13 de abril de 2009

Em que situações pedagógicas os Temas Transversais potencializam interações criando novos espaços de aprendizagem nas aulas de Educação Física Escolar?

Questão norteadora 4 – Postagem resposta até 20 de abril de 2009;

O que e como tem sido abordados os Temas Transversais nas aulas de Educação Física Escolar (rede pública e ou privada)?

Profª Marli Hatje Hammes.

segunda-feira, 16 de março de 2009

PROFESSOR… AS CRIANÇAS JÁ LIGARAM A TV… E VOCÊ?

Dissertação de Mestrado
Programa de Pós-Graduação em Educação
Universidade Federal de Santa Maria
PROFESSOR… AS CRIANÇAS JÁ LIGARAM A TV… E VOCÊ?
AUTORA: Milene dos Santos Figueiredo
Orientadora: Elisete Medianeira Tomazetti
Data e Local da Defesa: Santa Maria, 16 de maio de 2007


Resumo
Este trabalho, vinculado a Linha de Pesquisa Educação, Política e Cultura do PPGE/UFSM, visa aprofundar a discussão referente à influência da televisão na prática de duas professoras de Educação Infantil, locadas em duas escolas da cidade de Santa Maria, uma de caráter privado e outra de caráter público. Com isso, procurou-se identificar que concepções e quais práticas pedagógicas adotadas pelas professoras, em relação à influência da televisão, presente nas crianças, manifestada através de roupas, brinquedos, materiais escolares, diálogos e percepções, diante dos vários assuntos abordados no cotidiano escolar. Os modelos metodológicos utilizados foram o estudo coletivo de casos e a análise de conteúdos, constituindo um corpus de análise baseado em entrevistas e diários de campo, além de fotografias e desenhos de artefatos, relacionados a programas televisivos das crianças. O referencial teórico buscou resgatar as principais teorias em relação à influência dos veículos de comunicação de massa na sociedade capitalista, passando por Adorno e Horkheimer e a teoria da Indústria Cultural, Guy Debord e a chamada Sociedade do Espetáculo até a teoria dos Estudos Culturais, que visa analisar as principais produções culturais como elementos da sociedade contemporânea. Além disso, buscou-se também percorrer o trabalho de alguns teóricos que problematizaram a idéia de infância, enfatizando Neil Postmann e sua tese sobre o desaparecimento da idéia de infância moderna, até autores de uma corrente mais pósestruturalista, que buscam compreender as novas “culturas infantis”. Identificou-se, após a análise dos dados da pesquisa, que os professores consultados carecem de concepções e práticas pedagógicas críticas em relação à influência da televisão na formação das subjetividades infantis; ou por possuírem concepções instrumentalizadoras em relação à utilização dos meios de comunicação, como foi o caso observado na escola particular, ou por desconhecerem em sua formação inicial e continuadas reflexões que abordem a relevância do papel da escola como mediadora crítica entre televisão e infâncias, como observou-se na escola pública. Percebeu-se ainda o descompasso entre as culturas infantis e as culturas escolares que, em muitos momentos, acaba silenciando as vozes que denunciam os efeitos produzidos nas crianças pelos discursos midiáticos, como padrões de consumo, valores, exemplos de relacionamento entre os indivíduos, etc. Concluiu-se a pesquisa ressaltando a emergência de as instituições educacionais investirem na formação continuada de seus professores, re-avaliando seus objetivos e inserindo em suas reflexões temáticas tão relevantes como a abordada nessa pesquisa, já que se trata da constituição cultural de seus principais representantes: as crianças.
Palavras-chave: Televisão – Docência – Infância(s)

Você pode fazer o download desta dissertação (em versão completa) pelo link: http://w3.ufsm.br/ppge/diss_milene_07.pdf