DCG – Mídia e Temas Transversais – Orientação Profa. Marli Hatje Hammes – CEFD/UFSM – Curso de Educação Física: Licenciatura
Plano de desenvolvimento da disciplina (blog), composto com questões norteadoras a fim de desenvolver os 6 temas (apresentados) no decorrer do semestre.
Questão norteadora 1 – Postagem em 30 de março de 2009.
Educação Física Escolar: o que abordar dos Temas Transversais?
1 A ética trabalha com valores e atitudes presentes na cultura corporal de movimento, além de aspectos morais no cotidiano social. A Ética reflete a preocupação com a constituição de valores de cada aluno, ajudando-o a se posicionar nas relações sociais dentro da escola e da comunidade como um todo. São quatro blocos temáticos principais: respeito mútuo, justiça, diálogo e solidariedade. (PCN). Acadêmicos responsáveis: Luciano Antonelle Becker e Luiz Fernando de Lara Zanuello.
Questão norteadora 1 – Postagem em 30 de março de 2009.
Educação Física Escolar: o que abordar dos Temas Transversais?
1 A ética trabalha com valores e atitudes presentes na cultura corporal de movimento, além de aspectos morais no cotidiano social. A Ética reflete a preocupação com a constituição de valores de cada aluno, ajudando-o a se posicionar nas relações sociais dentro da escola e da comunidade como um todo. São quatro blocos temáticos principais: respeito mútuo, justiça, diálogo e solidariedade. (PCN). Acadêmicos responsáveis: Luciano Antonelle Becker e Luiz Fernando de Lara Zanuello.
2 A saúde e Orientação Sexual desenvolve hábitos e atitudes de promoção, prevenção e recuperação individual e coletiva. Trata de questões relacionadas ao corpo, seus sentimentos e expressões além, de aspectos motores, biológicos e socioculturais voltados a questões de gênero. Acadêmico responsável: Jessie Martins Gutierres.
3 A pluralidade cultural possibilita um trabalho de construção do conhecimento voltado à cultura popular e a apropriação da diversidade como direito de todos. O desafio é respeitar os diferentes grupos e culturas que compõem o mosaico étnico brasileiro, incentivando o convívio dos diversos grupos e fazer dessa característica um fator de enriquecimento cultural. Acadêmico responsável: Marcel Ercolani Santos
4 O meio ambiente incentiva o aluno a colocar-se de forma crítica diante do mundo e a obter noções básicas sobre o assunto e sobre a conservação do ambiente. O Meio Ambiente não se restringe ao ambiente físico e biológico, mas inclui as relações sociais, econômicas e culturais. O objetivo é propor reflexões que levem o aluno ao enriquecimento cultural, à qualidade de vida e à preocupação com o equilíbrio ambiental. Acadêmicos responsáveis: Mariane Naziazeno Ferreira e Richard Hepp.
5 O trabalho, consumo e cidadania abordam a preparação dos jovens para a sua inserção no mundo do trabalho requer a discussão de temas como consumo, direitos, desemprego, entre outros, ao final do Ensino Fundamental e Ensino Médio. Destacam a influência da mídia no esporte, nas atividades corporais e na vida das pessoas; possibilitam o conhecimento dos mecanismos que convergem ao trabalho. Acadêmico responsável: Luana Annes Tessis.
6 Os Temas locais como tema transversal que aborda questões locais (como o trânsito, por exemplo), tem o objetivo de remeter à reflexão sobre as características de modos de vida e relações sociais. Acadêmicos responsáveis: Vinícius Pugliero e Rodrigo Leonel.
Questão norteadora 2 – Postagem até 06 de abril de 2009;
Como abordar, na prática, os temas transversais na Educação Física Escolar?
Questão norteadora 3 – Postagem resposta até 13 de abril de 2009
Em que situações pedagógicas os Temas Transversais potencializam interações criando novos espaços de aprendizagem nas aulas de Educação Física Escolar?
Questão norteadora 4 – Postagem resposta até 20 de abril de 2009;
O que e como tem sido abordados os Temas Transversais nas aulas de Educação Física Escolar (rede pública e ou privada)?
Profª Marli Hatje Hammes.